Forza 5 é um dos principais games anunciados para o Xbox One. O jogo de corrida aproveita o hardware da nova geração para apresentar novos gráficos, e mudanças significativas na jogabilidade. O TechTudo testou o game e conversou com o produtor do jogo, Chris Bishop. Confira:
A primeira grande mudança em Forza 5 começa no menu principal do jogo. Totalmente reformulado, ele usa uma arquitetura de informações similar a dos sistemas operacionais Windows, com diversos quadrados espalhados pela tela. O modo principal do jogo também mudou. Ao invés de diversas atividades espalhadas e embaralhadas em uma enorme tela, haverá um sistema de eventos, similar ao que já acontece em Gran Tusimo 6 e GRID 2, por exemplo. Segundo Crhis, dessa forma, o jogador pode optar por disputar competições que evoluem gradativamente de acordo com seu progresso no game, e não necessariamente optar por eventos aleatórios.
Na jogabilidade as mudanças são bem mais significativas que as do Forza 3 para o Forza 4. O controle do carro respeita ainda mais os ajustes dos jogadores. "É possível fazer ajustes rápido e pré-determinados, basta escolher a dificuldade de pilotagem. Sendo assim, enquanto na dificuldade mais fácil você não precisa se preocupar com freios e com a perda do controle do carro, nas mais complexas é preciso ter habilidade com o volante.
O produtor do game fez questão de destacar também mudanças no que diz respeito a mudanças de pistas. "Trabalhamos muito para que os pneus se comportem de uma maneira bem realista. Dessa forma, o jogador também terá que se preocupar em adequá-los para o tipo de pista que está por vir". E ele tinha razão, pois na demonstração apresentada, era possível notar com muita clareza o comportamento dos carros nessa variação. Por exemplo, enquanto ele se comporta normalmente dentro do asfalto, qualquer escape para uma área mais lisa, como um gramado, faz com que ele comece a perder o controle, exigindo muita perícia do jogador.
A primeira grande mudança em Forza 5 começa no menu principal do jogo. Totalmente reformulado, ele usa uma arquitetura de informações similar a dos sistemas operacionais Windows, com diversos quadrados espalhados pela tela. O modo principal do jogo também mudou. Ao invés de diversas atividades espalhadas e embaralhadas em uma enorme tela, haverá um sistema de eventos, similar ao que já acontece em Gran Tusimo 6 e GRID 2, por exemplo. Segundo Crhis, dessa forma, o jogador pode optar por disputar competições que evoluem gradativamente de acordo com seu progresso no game, e não necessariamente optar por eventos aleatórios.
Na jogabilidade as mudanças são bem mais significativas que as do Forza 3 para o Forza 4. O controle do carro respeita ainda mais os ajustes dos jogadores. "É possível fazer ajustes rápido e pré-determinados, basta escolher a dificuldade de pilotagem. Sendo assim, enquanto na dificuldade mais fácil você não precisa se preocupar com freios e com a perda do controle do carro, nas mais complexas é preciso ter habilidade com o volante.
O produtor do game fez questão de destacar também mudanças no que diz respeito a mudanças de pistas. "Trabalhamos muito para que os pneus se comportem de uma maneira bem realista. Dessa forma, o jogador também terá que se preocupar em adequá-los para o tipo de pista que está por vir". E ele tinha razão, pois na demonstração apresentada, era possível notar com muita clareza o comportamento dos carros nessa variação. Por exemplo, enquanto ele se comporta normalmente dentro do asfalto, qualquer escape para uma área mais lisa, como um gramado, faz com que ele comece a perder o controle, exigindo muita perícia do jogador.