Grande Down™
Leia Antes! Kuser
Olá Convidado, seja bem vindo ao Grande Down, aqui você encontra tudo o que precisa, tire suas dúvidas, peça criações gráficas, faça amizades, poste suas opiniões, divulgue seu trabalho.

Para ter acesso amplo ao conteúdo do fórum terá que se registrar, e é totalmente gratuito, para isso, clique em "registrar-se" abaixo.

Downloads, Dicas, Criações Gráficas e muito mais!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Leia Antes!

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Leia Antes! Empty Leia Antes! em Dom 14 Abr - 14:26

Z

avatar
Administrador

Administrador

O que é o root?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Por padrão, os gadgets Android possuem um nível de acesso ao sistema propositalmente limitado. Isso acontece por motivos de segurança, com a intenção de dificultar a violação do sistema Android por softwares maliciosos, mas também permite que o nível de personalização do aparelho seja relativamente menor.
No jargão da informática, root é o nome dado a uma conta de usuário especial – também geralmente chamado de Super Usuário ou Administrador – que possui controle sobre todas as funções desse sistema. Os aparelhos Android saem de fábrica com uma conta de usuário comum que possui acesso apenas a algumas partes do SO, o suficiente para garantir seu bom funcionamento, ao mesmo tempo em que protege as partes mais críticas do sistema de acesso não autorizado, seja de aplicativos instalados voluntariamente pelo usuário, seja de softwares maliciosos que podem danificar o sistema.


Entretanto, é costume de muitos dos usuários de Android abrirem mão dessa camada de segurança com a intenção de elevar a personalização de seus gadgets a um outro patamar. Afinal, com um aparelho "rootado" é possível melhorar a experiência de uso do Android das mais diversas maneiras! Entre muitas outras coisas, é possível desinstalar aplicativos inúteis instalados pelas operadoras e fabricantes, poupando considerável espaço de armazenamento, além de instalar utilitários que não funcionariam com acesso limitado e que trazem funções extremamente úteis, como backup total dos dados do usuário, overclocking em dispositivos mais lentos ou um melhor controle do consumo de energia e autonomia da bateria.
Além disso, uma das possibilidades mais interessantes de se fazer root em um dispositivo Android é permitir a instalação de ROMs personalizadas do sistema operacional, que geralmente vêm com recursos mais avançados e são mais leves e otimizadas, já que não vêm com todas as modificações impostas pelos fabricantes e pelas operadoras de telefonia celular.

Quais são seus riscos?

Entretanto, há riscos a serem considerados caso se deseje habilitar o acesso root em um gadget Android: os arquivos principais do sistema operacional – que antes possuíam acesso restrito por serviços do sistema – agora ficam totalmente expostos, podendo ser alterados ou até mesmo apagados pelo dono do aparelho acidentalmente, danificando o sistema de forma permanente. Além disso, nem todas as ROMs customizadas são confiáveis, contendo aplicativos ou códigos maliciosos. Assim sendo, é aconselhável que o usuário escolha bem a ROM customizada que quer instalar, dando preferência a ROMs bem conceituadas e que tenham uma comunidade ativa.

Sem contar que algumas fabricantes podem anular a garantia de seus produtos caso o root seja feito. Se você considera esse benefício importante, talvez seja melhor esperar um pouco antes de liberar o acesso irrestrito em seu gadget.

https://grandedown.forumeiros.com

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

 
  • criar um fórum | © PunBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Criar um fórum